AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS DO ENSINO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DO SÉCULO XXI

  • Domingos Martinho
  • Isabel Conceição
Palavras-chave: Competências profissionais, Mercado de trabalho, Oferta educativa, Século XXI

Resumo

Introdução: O ritmo a que se desenvolve o conhecimento científico e tecnológico e a que circula a informação, implica novas exigências do mercado de trabalho. Os profissionais do século XXI, para além de conhecimentos, carecem de competências que implicam uma adaptação às transformações provocadas pela inovação tecnológica.

Método: Este estudo tem como objetivo avaliar qual a perceção que os alunos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário têm sobre as novas competências para o século XXI. Para tal, foi realizado um estudo empírico baseado na metodologia quantitativa, que recorreu à aplicação de inquérito por questionário, construído para o efeito, face à inexistência de instrumentos que se adequassem a esta investigação.

Resultados: Os 258 inquiridos, entre atuais e anteriores alunos dos cursos profissionais, mostraram ter consciência das competências necessárias para o mercado de trabalho e consideraram que a frequência deste tipo de curso lhes permite adquiri-las. Pôde constatar-se que as suas expectativas não foram defraudadas e que as principais motivações para a frequência destes cursos foram o caráter prático da formação e a preparação para o mercado de trabalho.

Discussão: Os resultados permitiram confirmar algumas conclusões parcelares de investigações anteriores, nomeadamente no que se refere às razões da escolha dos cursos profissionais e à consciência de que estes cursos preparam os alunos que os frequentam para ingressar no mercado de trabalho.

Conclusão: Este estudo disponibiliza dois contributos relevantes: (1) o instrumento de investigação criado para este estudo que poderá vir a ser utilizado por outros investigadores; (2) os indicadores fornecidos pelas conclusões apresentadas que podem contribuir para a melhoria da oferta educativa e uma maior adequação às necessidades dos alunos.

Publicado
2022-03-12