O COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DE POLÍTICAS VERDES DE RECURSOS HUMANOS
Resumo
Introdução: abordagens meticulosas de organizações mundiais para salvar o planeta e mantê-lo verde levaram ao surgimento de um conceito conhecido como gestão verde de recursos humanos. Este conceito pode ser entendido como o processo de tornar as organizações verdes juntamente com os seus funcionários. O objetivo deste artigo é explorar as políticas verdes de gestão de recursos humanos existentes e como as mesmas podem provocar comportamentos verdes nos funcionários.
Método: a realização deste artigo consistiu numa metodologia exploratória na qual foram analisados vários artigos com estudos de casos aplicados em diferentes localidades com objetivo de conhecer as diferentes práticas verdes utilizadas e explicar o significado simplificado de uma gestão verde de recursos humanos.
Resultados: os resultados demonstram um aumento destas práticas, diferenciando-as tendo em conta os contextos nacionais e a visão sobre a importância do meio ambiente. De uma forma geral as organizações baseiam-se nos modelos conceptuais existentes na literatura, os quais generalizam estas práticas adotadas, praticas que vão ao encontro do recrutamento, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, recompensas e compensações, relações, envolvimentos e iniciativas.
Discussão: o tema da sustentabilidade tornou-se estratégico para as organizações, as empresas adotam estas práticas maioritariamente devido a uma visão estratégica de crescimento empresarial e motivação laboral.
Conclusão: de forma conclusiva, é evidente uma conscientização crescente dentro das organizações, a importância das questões verdes as compeliu a adotar práticas verdes de recursos humanos.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.