PERCEPÇÃO DO IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO TRABALHO E NA SEGURANÇA

  • Rui Veiga
  • Cristina Cadete Pires
  • Raquel Ascenso
  • António Ribeiro
  • Nuno Nogueira
Palavras-chave: Inteligência artificial, Tecnologias de informação, Segurança, Trabalho

Resumo

Introdução: A inteligência artificial e outras tecnologias inteligentes são vistas como motores determinantes na tomada de decisão. Este estudo destina-se a compreender a perceção sobre o impacto da inteligência artificial, fatores potenciadores e mitigadores.

Método: Após uma revisão sistemática de artigos, foi relacionado o impacto da inteligência artificial e as suas aplicações no trabalho. Posteriormente, foi aplicado um questionário a trabalhadores dos vários setores de atividade e analisados os dados, recorrendo a tabelas de contingência, e testes não paramétricos. 

Resultados: No impacto, a maioria considera que as máquinas inteligentes terão melhor desempenho no trabalho monótono e repetitivo. Quanto às preocupações e expetativas, a importância atribuída às aplicações com inteligência artificial, apresenta valores médios superiores a quatro pontos, com maior valor médio os parâmetros relacionados com segurança, na prevenção de incidentes/acidentes no trabalho. Os respondentes valorizam sempre a implementação/utilização da inteligência artificial em processos relacionados com a segurança, sobrepondo-se a todas as hipóteses de aplicação, incluindo na saúde. Na consciencialização os testes evidenciaram que não existe relação entre as variáveis e a faixa etária e o setor de atividade. Verificou-se uma associação entre o sexo e o setor de atividade e as perspetivas futuras com a Inteligência Artificial.

Discussão: A comparação dos resultados com outros estudos, confirmou a perceção da mudança inevitável no trabalho e a relevância de utilização da inteligência artificial na gestão da segurança e saúde dos trabalhadores.

Conclusão: A inteligência artificial pode ser uma ferramenta valiosa para diminuir o trabalho penoso, melhorar índices de sinistralidade, permitir às organizações escolher estratégias de gestão de risco e segurança mais adaptadas.

Publicado
2022-03-12