VANTAGENS E LIMITAÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA ERP NUMA PME

  • Hugo Oliveira
  • Domingos Martinho
Palavras-chave: ERP, Organização, Benefícios, Gestão, Modelo, Informação

Resumo

Introdução: A diversidade de soluções ERP existentes no mercado, bem como a perceção de que as organizações nem sempre tiram o melhor partido dessas tecnologias, apesar de muitas poderem até gastar elevadas quantias com a sua implementação, levou-nos a pretender perceber de que forma a empresa objeto do presente estudo está a rentabilizar as funcionalidades disponibilizadas pelo sistema ERP.

Método: A questão geral a partir da qual se desenvolve o trabalho de investigação consiste em identificar os benefícios resultantes da adoção de um sistema ERP por uma PME. Da questão geral, derivam diversas questões a serem investigadas relacionadas com a adoção de um sistema ERP por parte da organização, como o impacto que a mesma tem nos processos diários de gestão, os aspetos mais valorizados e as suas limitações percecionados pelos utilizadores. Na presente investigação foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à entrevista e à análise a documentos como técnicas de recolha de informação, por forma a obter informação privilegiada da organização a ter em conta no estudo. As entrevistas foram realizadas a diferentes funcionários da organização e a sua seleção foi feita com base nas diferentes hierarquias, tendo em conta o tipo de informação necessária.

Como base comparativa da informação obtida, foi utilizado um modelo, constituído por cinco dimensões, desenvolvido tendo em conta vários estudos na área da aplicação de sistemas ERP nas organizações.

Resultados: A realização deste estudo permitiu concluir que o sistema ERP utilizado pela organização tem um grande impacto nos processos de gestão da empresa, não só através da integração da informação, como também através da rapidez de acesso à mesma.

Discussão: Os resultados permitiram confirmar algumas conclusões de investigações anteriores, nomeadamente no que se refere às vantagens da utilização de sistemas ERP. Do mesmo modo detetaram-se algumas limitações relacionadas com a deficiente exploração/utilização do ERP e a algumas lacunas existentes no mesmo.

Conclusão: Este estudo disponibiliza indicadores que podem contribuir para a melhoria da utilização do ERP e uma maior adequação às necessidades das PME.

Publicado
2022-03-12